segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Primeira Queima de Cerâmica.

A queima.

A queima de cerâmica será sempre uma surpresa, poderá ser boa ou não.

Os resultados são varáveis, por causa do tempo de queima, temperatura atingida internamente no forno, materiais diversificados, como argilas, engobes, esmaltes, posição das peças dentro do forno.

Na cerâmica, tudo é variável, por isso há a necessidade de testes e não desistir, principalmente quando se é iniciante e autodidata, assim como eu...


Montagem do Forno:

Colocar 3 tijolos refratários em "espelho" no fundo do forno de forna a permitir que a entrada do maçarico fique livre.



Colocar a placa refratária por cima deles. A minha placa tem um diâmetro de 42 cm, de forma que em volta dela fique um espaço de mais ou menos 1,5 cm de distância da parede do Forno para permitir que a radiação do fogo, suba para cima dela, atingindo as peças.


Cuidadosamente e lentamente, comece a colocar as peças maiores, lembrando sempre de deixar pequenos espaços entre elas para que a radiação do fogo possa circular.



Acomode as demais peças. O limite para peças é até 1 palmo abaixo da tampa do forno.







Obs.: O tempo da queima vai variar em função da quantidade de peças que colocarmos.

Coloque tijolos refratários na borda da boca do forno, deixando apenas uma pequena abertura para servir de chaminé::






Eu coloquei uma massa de terra e água por cima dos tilojos e assentei a tampa sobre ela, para vedar um pouco mais as frestas.


Acender o forno:

Conectar o maçarico no bujão de gás, deixando o primeiro registro (que fica na ponta do maçarico, totalmente fechado, e o que fica no meio do aparelho, totalmente aberto.

Acender o maçarico na chama mais baixa possível e deixar por 2 horas se o forno estiver pela metade de peças, ou por 4 horas se estiver cheio (até um palmo abaixo da tampa do forno).

IMPORTANTE:
O bujão de gás deve ficar todo o tempo da queima dentro de uma bacia de água até pelo menos na metade do bujão. Como o gás de cozinha é gelado, corre o risco dele congelar durante a queima e parar a chama, prejudicando a temperatura do forno.



Após as primeiras 2 ou 4 horas de chama branda, virar a válvula do maçarico 1/3 de volta e cada duas horas de queima, novamente. O maçarico faz um som que imita turbina de avião.


Nas primeiras horas, pode ocorrer de vir a estourar peças, devido à bolhas de ar que possam ter ficado no interior da argila, então é necessário o preparo correto da argila antes de confeccionar a peça.








Após 6 horas de queima, ou mais, levantar a tampa do forno, com o auxilio de luvas de couro e ver se a metade de cada peça está incandescente, se sim, o maçarico pode ser desligado e o furo tapado com tijolos refratários.

Obs.: na "câmara de fogo, a temperatura pode chegar a 1.200º, e na parte de cima da placa, pode chegar de 900º a 1000º.


Somente abrir o forno após 24 horas.

Este forno é indicado para a monoqueima que é a queima de biscoito.

PARA CONSTRUÇÃO E PRIMEIRA QUEIMA, BASEEI-ME EM VIDEOS NA INTERNET POIS NÃO TENHO CURSO DE CERÂMICA.

ESSA POSTAGEM TEM CARÁTER APENAS DE SUGERIR ALGUMA ORIENTAÇÃO PARA AMIGOS E A QUEM SE INTERESSAR, NÃO TENDO EU NENHUMA RESPONSABILIDADE SOBRE O QUE PODERÁ ACONTECER A QUEM SE AVENTURAR A SEGUIR ESSES PASSOS.

Resultado de 12 horas de queima, com 28 peças entre maiores e menores: algumas trincadas (talvez eu tenha aumentado rápido demais a temperatura), uma estourou (pode ser que tivesse com bolhas), a maior parte das peças não chegou a 900º. 
Como teste coloquei por cima peças com engobe, ele não fundiu, apenas um pequenina peça com engobe foi colocada logo acima da placa e nesta o engobe fundiu.
A mesma peça, ficou com várias cores, porque a temperatura não foi a mesma em toda peça.









Com trinca.






 Nesta peça o engobe não fundiu.



Nesta peça, o engobe fundiu.










Nenhum comentário:

Postar um comentário